Assuma seus cachos!

Assuma seus cachos!

sábado, 12 de abril de 2014

14- CACHEADA CONSCIENTE E QUERATINA





ABAIXO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA QUERATINA.
VAMOS LÁ...

A queratina não é água, nem óleo então nunca vai hidratar nem nutrir o cabelo.
A queratina humana você já deve ter ouvido falar.
Mas se é humana é tirada da gente.
Como será que tira queratina da gente?
Geralmente é feita da seguinte maneira:
Algumas empresas processam a queratina pegando vários cabelos e colocando com um produto alcalino. Geralmente soda caustica.
Este cabelo é derretido pela soda, daí se neutraliza a soda e mistura com água e vira a queratina humana hidrolizada.
Agora será que se eu pegar o cabelo de alguém derretido, colocar num cosmético e passar no meu cabelo, este vai absorver a queratina e ficar tratado?
Você já pensou nisto?
O nosso cabelo é feito de queratina e este processo é feito de dentro para fora, através da papila.
Não existe reposição de queratina para o cabelo.


Então vamos fazer uma reflexão sobre a queratina?

Será que a formação de uma pena é a mesma do cabelo humano?
Um estudo realizado na Universidade de Oxford no Reino Unido, pelo especialista em genética Christopher Ponting, descobriu que o gene produtor da proteína do cabelo e unhas nos humanos, e das penas e do bico nas galinhas (a queratina) teria evoluído duas vezes, gene evoluíu em conjunto nos mamíferos e nos pássaros. Porém, nas galinhas, verificou-se que a sequência da queratina é diferente.
Citado pela "Nature"Empresa de cosméticos adquire tecnologia da UFRJA pena de galinha, resíduo industrial de baixo aproveitamento na indústria avícola, transformou-se recentemente em matéria-prima nobre para a produção de cosméticos, o hidrolisado de queratina.O hidrolisado é matéria para a produção de diversos cosméticos, como cremes, xampus para cabelo e produtos para as unhas, entre outros. A vantagem deste produto está na sua cor (mais clara, em contraste com os que existem atualmente no mercado, de cor escura), o preço da matéria-prima (as penas de galinha muitas vezes podem ser adquiridas sem nenhum custo) e o processo de obtenção. A fabricação atual utiliza uma série de produtos químicos, enquanto esta queratina é sintetizada de forma biológica, enzimática.Os microrganismos produzem uma enzima, que no caso é a queratinase. Após realizar seu “trabalho”, esta substância pode ser reaproveitada para outros fins. Os japoneses, por exemplo, lançaram recentemente um peeling dermatológico feito com este material.Assim caminha a indústria, procurando soluções baratas, mas será que sempre eficazes?

Agora quero fazer uma analogia entre o bolo e a queratina para ficar tudo bem claro:
Não sei se você já fez um bolo. Mas:
Para se fazer um bolo precisa-se de ingredientes: ovo, leite, farinha, fermento, açúcar.
Estes ingredientes são misturados e levados ao forno para que o calor asse o bolo.
Quando o bolo está pronto, este é outro produto, pois através da mistura dos ingredientes acima (ovo, leite, farinha, fermento, açúcar), criamos outra substância ou outro produto: o bolo.
Será que podemos olhar para o bolo e falar que ele é um ovo?
Será que podemos olhar para o bolo e falar que ele é farinha?
Claro que não, na verdade quando fabricamos um novo produto, como já disse acima.
E se derretermos esse bolo com alguma substância ele vai voltar a ser ovo, farinha, fermento, etc?

Para que o cabelo seja fabricado é preciso de ingredientes: os aminoácidos e a própria células da camada basal que são duplicadas, além dos melanócitos que vão dar cor ao fio.
Esses aminoácidos entram no organismo humano através da alimentação e chegam ao couro cabeludo através dos vasos sanguíneos. Todo esses ingredientes são sintetizados e transformados em novas células.
As células recém criadas migram para cima no folículo na medida que elas se afastam do bulbo, e elas se alongam na medida que entram na zona de enlongamento (dentro da zona de síntese proteica e diferenciação). A medida que as células continuam movendo-se para cima na zona de queratinização a desidratação começa. Pontes dissulfídicas formam-se através de um processo oxidativo, e finalmente a fibra capilar permanente é formada (queratina).
Agora será que podemos olhar par a queratina e falar que é aminoácido ou pigmento, ou células da camada basal?
Será que se derretermos pele de animal, pena e cabelo vamos ter os mesmos aminoácidos, células duplicadas e pigmento que formam a queratina?
Será que a formação de uma pena é a mesma do cabelo humano?
Será que a formação da pele de animal é a mesma do cabelo humanos.

Um abraço e muita paz para você.
Maísa

42 comentários:

  1. nao. eu preciso estudar e estudar.isa rakel-ma

    ResponderExcluir
  2. é realmente vejo o quanto as empresas, para ir para o mercado de cosméticos usa tantas falcatruas , e os coitados dos clientes estão levando gato por lebre, achando que esta levando um excelente produto quanto na verdade esta levando uma porcaria para casa, e as vezes paga caro por isso e sem obter resultados, credo!ROSILENE MIGUEL _MG

    ResponderExcluir
  3. Realmente não existe reposição de queratina, existem no mercado um serviço de tratamento de queratina e não é barato, as pessoas pagam em parcelas e depois de 15 dias, os cabelos começam ter pequenas quebras nas pontas, acredito que seja excesso de prancha principalmente nas pontas, qdo esses são virado para dentro, uma pessoa me procurou e disse isso, expliquei que não existe reposição, ela me falou qto pagou, me assustei convidei ela para uma consulta. Agora só esperar pelos resultados.
    Solange De Matteis/SP

    ResponderExcluir
  4. O pior é que as pessoas que não conhecem a Tricoterapia e nem a Vex Vegetais, acabam acreditando nessa enganação, pois existem pessoas muito bem preparadas para ensinar fazer "reposição de queratina, cauterização e tantos outros tratamentos desse nível" é uma pena, eu mesma um dia já acreditei nisso, hoje não mais, graças a Deus e a Tricoterapia que tirou a venda dos meus olhos e mente.
    Idoraci - Maranhão

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, haverá muitas pessoas enganando, para tirar vantagens e ganhar dinheiro fácil. Todo cuidado é pouco. Temos que alertar as pessoas que não entendem e caem fácil nestas ciladas!!

    ResponderExcluir
  6. Ilusão de ótica momentânea, assim que eu vejo a queratina.

    ResponderExcluir
  7. Os mitos precisam ser esclarecidos e nada melhor que conhecimento embasado pra isso. O caminho é esse...

    ResponderExcluir
  8. CLAUDIA ZENI DE MONTES CLAROS /MG
    INCRÍVEL ESTA INFORMAÇÃO. PQ TODOS OS SEGUIMENTOS DE BELEZA CAMINHAM PRA FORTALECER O ENGANO DO POVO EM RELAÇÃO AOS BENEFÍCIOS QUE A INDÚSTRIA APRESENTA TER A QUERATINA.
    SOU ESTUDANTE DO CURSO DE CABELEIREIRO DO SENAC. SOU LEIGA AINDA E SEI QUE PRECISO MUITO ESTUDAR E CONHECER... MAIS VI UM CABELO EMBORRACHAR E ESTA AÇÃO SER NEUTRALIZADA COM QUERATINA LIQUIDA. PODERIA NOS ESCLARECER O QUE ACONTECE E PQ ACONTECE ISSO PROFESSORA? PRECISO AINDA, DESCOBRIR COMO CONSEGUIREI CONCILIAR UMA PROFISSÃO QUE ESTOU ACABANDO DE ADQUIRI PQ PRECISO DELA PRA TRABALHAR E VIVER COM A CONSCIÊNCIA DA TRICOTERAPIA CAPILAR SABE? PQ DE UMA COISA SEI TRICOTERAPIA CAPILAR É TUDO DE BOM E TRAZER SUA FILOSOFIA PRA APLICAÇÃO DA BELEZA CONSCIENTE E SAUDÁVEL SERÁ MARAVILHOSO! ESPERO DESCOBRIR ISSO PRA SEGUIR EM FRENTE RUMO AOS MEU ALVO .. PQ SEI QUE MAIS QUE A BELEZA CONVENCIONAL... A TRICOTERAPIA É O CAMINHO... E SE TIVER QUE OPTAR ENTRE UMA E OUTRA OPTAREI PELA MELHOR CERTAMENTE E QUE DEIXE MINHA CONSCIÊNCIA TRANQUILA...

    ResponderExcluir
  9. a Tricoterapía veio para esclarecer ,alertar,orientar,.muitos mitos e mentiras que vem sendo falado e divulgado a décadas precisam ser desmascarados,chega de tantas mentiras.a saúde capilar em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  10. Considero a reposição da queratina uma camuflagem. Costumo compará-la ao reboco de uma parede com estrutura comprometida. Apesar do reboco, um dia essa parede vai cair. Assim são os cabelos que recebem esta cosmética enganosa. Parabéns Cláudia Zeni pelos seus comentários. Você está no rumo certo. Lídia Marques - São Luís/MA

    ResponderExcluir
  11. Não se pode tirar queratina de pena de ave para repor no cabelo porque não existe semelhança genética entre ambos, pois o ser humano tem sua queratina própria.

    ResponderExcluir
  12. Em tudo na vida há dois caminhos a seguir o certo ou errado, e quando se fala de profissionalismo consciente, as portas do caminho errado está escancarada para quem quer entrar e seguir por este, mas quem quer seguir o caminho certo, mais lento para ganhar dinheiro, mais humano, mais consciente, mais benéfico à saúde, este é mais estreito, porque a pessoa tem que abrir mão de toda informação obtida que a sociedade moderna aludiu a ser a correta, e sinto que estamos como uma gota d'àgua em meio ao oceano, mas se unirmos juntas formaremos um outro oceano de águas transparentes, onde as pessoas vão acabar acreditando e vendo que o método aplicado na Tricoterapia Capilar é o caminho certo e saudável em todo sentido, viva a vida simples e não boba, com inteligência e sabedoria em tudo.

    ResponderExcluir
  13. Adeus mais uma vez para a queratina..

    ResponderExcluir
  14. Calv Derme (Lúcia Mapa)26 de abril de 2014 às 21:30

    INFELIZMENTE AS PESSOA ACREDITAM MUITO NAS PROPAGANDAS ENGANOSAS, PRINCIPALMENTE SE VEM POR MEIO DE COMUNICAÇÃO E UM FAMOSO FAZENDO O COMERCIAL

    ResponderExcluir
  15. Tudo isso é simplesmente fascinante!

    ResponderExcluir
  16. Que tremendo tudo isso.

    ResponderExcluir
  17. SEMPRE TIVE DUVIDAS DESTAS REPOSIÇAO DE QUERATINA Q VIMOS POR AI.

    ResponderExcluir
  18. As empresas grandes de cosmeticos,querem é lucro, sin pensar no prejuiço de as pessoas que compram estos produtos. Rocio Oviedo Franco. Santa Maria RS.

    ResponderExcluir
  19. As analogias explicaram muito bem como funciona a relação queratina-cabelos. Precisamos ter uma boa alimentação, pois os cabelos realmente são como uma planta, são vivos.
    Geni Mendes

    ResponderExcluir
  20. as propagandas da mídia são muito eficientes q, convencem as pessoas de tal maneira , q. as x fica dificil explicar o que realmente acontece ,por isso
    é muito importante o contato dirto com o tricopaciente e ter sempre folhetos explicativos ,para ir concientizando as pessoas

    ResponderExcluir
  21. EU SOU A FAVOR DA HONESTIDADE. EU NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COMIGO POR ISSO NÃO FAÇO COM OU OUTROS. PREFIRO GANHAR O VALOR JUSTO MAS SABER QUE FIZ O QUE E CERTO.

    ResponderExcluir
  22. Aqueratina precisa ser um processo de dentro para fora.

    ResponderExcluir
  23. As empresas visão muito o que vai render pra eles, depois o cliente. Sendo que o cliente é que dar o retorno.
    Arleane Sousa

    ResponderExcluir
  24. O que seria dos meus crespos se não fossem vocês? Para o lixo minha queratina! : - (

    ResponderExcluir
  25. Gente, estou precisando estudar, anotar, memorizar, discutir esse assuntos, cada vez mais eu me surpreendo com as informações!

    ResponderExcluir
  26. A industria sempre inventando mentiras para ganhar espaço, fama e dinheiro, brincando com a ingenuidade e boa fé das pessoas. Conhecimento é Poder. E poder para se libertar dessas mentiras.

    ResponderExcluir
  27. E pior que já usaram muito nos meu cabelos. Graças à Deus me libertei desse mau.

    ResponderExcluir
  28. Lucros e mais lucros é isto que as industrias de cosméticos veem ao formular um produtinho...... Raquel Alfenas

    ResponderExcluir
  29. Um dos maiores engôdos da industria cosmética da atualidade!!!
    Ana Cristina C. Reis/RJ

    ResponderExcluir
  30. Queratina ,nos cursos basicos de cabeleireiros sempre foi e é falado que é tratamento ,mas acho que ninguém questiona de onde vem tal milagre ,se contentam com poucas inormaçoes .Raquel Alfenas

    ResponderExcluir
  31. O melhor é ser sincero com o tricopaciente explicando e aconselha-lo a mudar seus hábitos capilares. Ótimo exemplo para expor a situação.

    ResponderExcluir
  32. O melhor é ser sincero e explicar ao tricopaciente com transparência e sinceridade incentivando-o a mudar seus hábitos capilares trazendo um novo conceito de saúde capilar. Ótimo exemplo.
    Walace Nascimento

    ResponderExcluir
  33. Isso explica e ensina o qto devemos nos amar. E quem ama cuida e quem cuida deseja o melhor. E para se ter o melhor é necessário garimpar. Vamos acreditar mais na Mãe Natureza.

    ResponderExcluir
  34. Claro que não, pode até ser parecido, mas igual com certeza não é.

    ResponderExcluir
  35. E infelizmente a situação e essa, e o povo coitado acredita em pensar que um dia eu acreditei.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pela explicação, pois até eu pensava que a queratina poderia ser industrializada e usada no cabelo. Agora sei que nossos organismos que produzem a queratina.

    ResponderExcluir
  37. As empresas visam o lucro e não importa a que preço, infelizmente. O marketing em cima da "queratina que reconstroi o fio" virou uma verdade absoluta tanto para profissionais cabeleireiros que aprendem isso nos cursos como para o consumidor final que é bombardeado com tantos produtos no mercado que prometem reconstruir a fibra capilar com creme a base de queratina.
    Alessandra Domingues - Praia Grande, SP

    ResponderExcluir
  38. Dismitificar isso é um processo de ensino e conscientização constante, pois as indústrias estão cada vez mais investindo nos produtos cosméticos a base de queratina hidrolizada. Rescentemente assiti uma reportagem na Tv sobre a fabricação da queratina usando as penas de aves - explicação "científica" de todo processo até obtenção do produto final. Incrível como pode os órgãos da saúde não interditar essas fábricas enganadoras. O conhecimento nos liberta dos enganos das multinacionais que se aproveitam da ignorancia do povo para faturarem cada vez mais.
    Vitória - ES

    ResponderExcluir
  39. Miriam Eduardo Araruama RJ
    Eu ja não gostava de queratina, agora mesmo sabendo disso.
    A industria tem a sua visão focada no capitalismo.


    ResponderExcluir
  40. A queratina humana é orgânica e a indústria cosmética tem utilizado a queratina hidrolisada em seus produtos com apelo comercial, inadmissível, além dos órgãos fiscalizadores que deviam resguarda os consumidores, compactuarem com tamanho absurdo.

    Mirela Pereira - MG

    ResponderExcluir
  41. Existe uma variedade de cosméticos. As empresas querem vender seu produto a qualquer custo, fazem propagandas milagrosas e quem compra acaba se iludindo. Primeiro passo é saber o que o seu cabelo precisa e procurar tratamentos sérios com Tricoterapeutas formados.

    Ana Paula/MG

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu valioso comentário.