Assuma seus cachos!

Assuma seus cachos!

sábado, 12 de abril de 2014

10- CACHEADAS CONSCIENTES- SABÃO EM PÓ


Olá, tudo bem?
Vou falar hoje do sabão em pó, mas primeiro quero descontrair com esta pergunta que encontrei na internet: "Posso lavar o cabelo com sabão em pó?"
Veja uma das respostas dada:



Pode, claro.

Deixe os cabelos por 1 hora no alvejante de sua preferência.

Enxágue.

Passe o sabão em pó de tua preferência.

Escove.

Enxágue.

Coloque o amaciante de sua preferência agir por 2 horas.

Enxágue.

Passe "Passe Bem" e está pronto para a night.



Te confundirão com várias coisas, inclusive.

Complicado não é mesmo? E tem gente que faz isto sabia?
O sabão em pó tem um produto usado em condicionador, mas em maior quantidade que não é saudável para os cabelos- o quaternário de amônia que funciona como um amaciante.
Mas a quantidade no sabão em pó é bem maior.
Encontrei na internet esta história e vou dividir com vocês porque acredito que vai te ajudar a entender muitas coisas:

Numa sexta feira, fui ao salão de cabeleireiro para hidratar os cabelos e dar um corte nas pontas. Agendei o horário em um salão novo, aqui do bairro. Apesar dos preços um pouco salgado, resolvi arriscar a tal promoção da hidratação.
Quando cheguei ao salão pela manhã, estava rolando um tremendo barraco entre uma cliente de aproximadamente quarenta anos e a jovem auxiliar do cabeleireiro Nandinho, que não se encontrava no recinto naquele momento.
Dirigi-me para a recepção e logo o profissional que eu marquei de nome Arthur, veio me atender. Lavou meus cabelos, aparou as pontas e colocou a hidratação, me acomodando num cantinho do salão para esperar a hidratação fazer efeito, assim eu não atrapalharia as manicures e saia do fogo cruzado das duas.
O que eu pude entender da tal discussão, é que a jovem auxiliar não havia feito a escova conforme o gosto da cliente, que a todo o momento solicitava a presença do tal Nandinho que também entendi ser o dono do tal estabelecimento. A auxiliar já estava muito zangada e respondia duramente a cliente com deboche e sarcasmo, ora ofendendo até a cliente.
Dado momento o tal Nandinho chegou colocando ordem no salão.  A cliente explicou a situação e ainda acrescentou que a auxiliar puxava seus cabelos e ainda ria com  outra colega.
Nandinho acalmou a cliente com a promessa que iria refazer a escova. Combinou de lavar novamente os cabelos e pediu que a tal auxiliar para lavar os cabelos da cliente e ainda pedisse desculpas.
No canto onde eu estava sentada, fingindo ler uma revista e esperando a hidratação fazer efeito, me dava à visão de trás do lavatório.  A senhora sentou-se novamente, entregando seus cabelos para a jovem auxiliar. Continuei fingindo ler a revista e notei quando ela se abaixou por trás do lavatório para pegar o xampu. Havia duas prateleiras com xampus, cremes, toalhas, e incrivelmente uma caixa de sabão OMO e um frasco de conforte. A auxiliar encheu a mão de sabão em pó Omo e tascou nos cabelos da senhora, fazendo uma espuma abundante. Olhou para a sua coleguinha de trabalho que começou a rir bem baixinho e logo enxáguo com um punhado de conforte.
Um desespero subiu por todo o meu corpo e fiquei na dúvida se eu comprava aquela briga ou fingia não ter visto nada. Fiquei muito impaciente. Levantei do meu canto me dirigi ao tal Nandinho que terminava de pintar os cabelos de outra senhora e falei bem baixinho no seu ouvido o ocorrido.
Nandinho se desesperou e correu para a pia lavatório dando uma desculpa e lavando os cabelos com xampu, evitando assim danos maiores.
Mesmo sendo outro profissional que me atendeu, não quis arriscar. Paguei o que eu devia e sai do salão com os cabelos cheios de hidratantes, vindo lavá-los em casa.

E a história acima é real viu?
Olhe uma fórmula de sabão em pó:

Ácido Sulfônico 10 quilos
Barrilha leve (carbonato de sódio) 35 quilos
Tripolifosfato de sódio 10 quilos
Álcool laurico 70E 5 quilos
Sulfato de sódio 39,55 quilos
EDTA tetrassódico (99%) 200 gramas
Branqueador óptico 50 gramas
Formol 37% 200 gramas
Pigmento q.s (quantidade suficiente)
Essência q.s (quantidade suficiente)
Então para finalizar nosso bate papo, Cacheada Consciente é contra o uso do sabão em pó nos cabelos.

49 comentários:

  1. nossa que situaçao meu DEUS como tem gente que nao trabalha com etica isso e muito triste em relaçao a sua atitude eu faria o mesmo.isa rakel-ma

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS que loucura eu faria o mesmo sairia do salão e la não voltaria mais, profissionalismo,e respeito, ética é tudo em qualquer área, ai faltou foi tudo! ROSILENE MIGUEL_MG

    ResponderExcluir
  3. Impressionante essa história e ainda mais a atitude da "profissional" e o pior é que existem muitos desse tipo. Sabão em pó, jamais!!
    Idoraci - Maranhão

    ResponderExcluir
  4. Nossa; eu não aceitaria ninguém mexer em meus cabelos depois dessa confusão, sem ser o profissional ( Nandinho), realmente perder cliente por falta de profissionalismo e ética é D+, Deus me dê Sabedoria cada dia que passa para poder atender os meus Tricopacientes com Amor e muito Carinho, a vida tem retorno!
    Solange De Matteis/SP

    ResponderExcluir
  5. Misericórdia onde vamos parar... Hoje pela manhã minha colega de trabalho (cabeleireira) me chamou e falou pra cliente repetir pra mim o que ela tinha acabado de relatar; então eu ouvi a seguinte frase: "Minha cunhada tá passando pó de tingir madeira, no cabelo pra deixar vermelho". Quase tive um troço, vocês já imaginaram o tanto de produto tóxico que há nessa tinta, desde conservante até fungicida... Que realidade triste!!!

    ResponderExcluir
  6. É muita falta de profissionalismo.Já ouvi relatos que dá pra ficar chocada.

    ResponderExcluir
  7. Triste saber que tem pessoas que realmente usam sabão em pó nos cabelos.,,

    ResponderExcluir
  8. Triste e criminoso esse episódio. Lídia Marques - São Luís/MA

    ResponderExcluir
  9. CLAUDIA ZENI DE MONTES CLAROS /MG
    SE CONTAR A GENTE DUVIDA QUE ALGUÉM SEJA CAPAZ DE LAVAR SUA CABEÇA COM SABÃO EM PÓ NÉ? MAIS ACONTECE VIU?
    CONHEÇO ALGUÉM QUE FAZ DE BOA! EXPLIQUEI PRA ELA QUE NÃO PODIA... MESMO SEM SABER DE TUDO QUE AQUI VI E APRENDI. APENAS PELA DEDUÇÃO DE QUE NO SEU COMPOSTO QUIMICO FOSSE UTILIZADO PRODUTOS REALMENTE FORTES E DANOSOS AOS FIOS...
    TOMARA QUE ESTA E TODAS AQUELAS QUE NÃO SE IMPORTAM COM ESTE CUIDADO CAPILAR, ENCONTREM PELO CAMINHO QUEM AS ORIENTE E... E QUE TENHAMOS CUIDADO COM O LUGAR ONDE NOS PERMITIMOS EMBELEZAR... DEPOIS DESSA AÍ... MAIS AINDA!

    ResponderExcluir
  10. sem comentários :simplesmente uma falta de respeito com a cliente.

    ResponderExcluir
  11. concordo com o comentário do caro colega ozil Souza e simplesmente uma falta de respeito com o cliente.

    ResponderExcluir
  12. Falta de sabedoria do Nandinho, na hora de contratar uma ajudante na minha opinião, deveria ter procurado saber onde esta ajudando se formou se é que estudou para estar trabalhando dentro de salão, e se passou por um curso, onde foi ensinado que devemos ter ética profissional, nunca discutir com cliente, ser humilde e reconhecer nossos erros e pedir desculpas para a cliente, deixar nossos problemas particulares em casa e não levá-los para o trabalho, manter a calma sempre, e estar sempre sorrindo, e como cliente observar o lugar onde se estar buscando embelezar, que nem todo mundo se torna um profissional competente, mesmo passando por cursos em escolas renomadas. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  13. Outra loucura, profissional sem amor a profissão, querem somente dinheiro...

    ResponderExcluir
  14. Calv Derme (Lúcia Mapa)26 de abril de 2014 às 21:11

    FALTA DE CONHECIMENTO E RESPEITO.

    ResponderExcluir
  15. Misericórdia, não da para acreditar nisso.

    ResponderExcluir
  16. Tremenda falta de ética profissional.. muito triste...

    ResponderExcluir
  17. MEU DEUS Q ABSURDO! ,SABIA Q TINHA PESSOA LOUCA E SEM RESPEITO AO CLIENTE ,MAS ISSO É LAMENTAVEL!

    ResponderExcluir
  18. Que feo, falta de respeito para a clienta,falta de profecionalismo. Rocio Oviedo Franco. Santa Maria RS.

    ResponderExcluir
  19. que absurdo !!!! ainda bem que vc contornou bem a situação, mas essa auxiliar tbem ´,fala sério

    ResponderExcluir
  20. Pessoas sem conhecimento e respeito fazem coisas terríveis! Sim, terríveis, porque ninguém merece ser tratado desta forma.
    Geni Mendes

    ResponderExcluir
  21. Muito grave. As pessoas precisa tomar muito cuidado com quem cuida de seus cabelos e o que elas usam.

    ResponderExcluir
  22. E INACREDITÁVEL SABER QUE ESTAMOS SUJEITOS A ISSO. NÃO COM CABELO, MAS COM OUTRAS COISAS.

    ResponderExcluir
  23. Tem muita gente maldosa neste mundo e sem profissionalismo! Que horror.

    ResponderExcluir
  24. Confesso que já vi de tudo,mas essa do sabão em pó é nova.Triste esse povo que não leva a profissão á sério.

    ResponderExcluir
  25. Nossa que situação. Muitas pessoas pensam somente no dinheiro, e nunca no que vai fazer bem para os cabelos. Devemos sempre respeitar as pessoas, independente da situação, não é porque uma cliente não gostou do trabalho que vamos descontar usando sabão em pó. Devemos sempre ser humanos, fazer o bem para as pessoas e para os cabelos maravilhosos que trabalhamos.
    Raiane Ferreira - MG

    ResponderExcluir
  26. Sem sombras de dúvida, jamais um negócio desses pode acontecer, essa auxiliar não está capacitada para o emprego, afinal de contas o cliente sempre tem razão.
    Arleane Sousa

    ResponderExcluir
  27. É por causa de profissional sem responsabilidade sem amor ao próximo e a sua profissão que hoje tem muitas pessoas com o cabelos a rebentado e com o couro cabeludo doente.

    ResponderExcluir
  28. Se fosse assim,meus cabelos não estavam crescendo. Pelo contrário. Eu já estava careca.

    ResponderExcluir
  29. Nessa profissão, pessoas más podem arruinar a vida de outras, pq tratar com beleza ou elevam a auto estima ou acabam com sonhos.

    ResponderExcluir
  30. Um crime lamentável já que cometido por uma profissional. Para os leigos vamos usar a cabeça e raciocinar direito, um produto usado para tirarasujeiras e manchas mais difíceis tem que ter uma alta concentração de químicos que com certeza vão danificar nossos cabelinhos.

    ResponderExcluir
  31. É uma pena que existem pessoas que estimulam esse tipo de coisas.

    ResponderExcluir
  32. Meu Deus que absurdo ,isto é horrível........................Raquel Alfenas

    ResponderExcluir
  33. Que loucura!!! É cada uma que se vê por aí.
    Ana Cristina C. Reis/RJ

    ResponderExcluir
  34. Eu acho que as pessoas tem que ser mais curiosas e perguntar mais ,e sempre que puder dar boa informações é sempre bom Raquel Alfenas

    ResponderExcluir
  35. Impressionante a historia, falta de repeito, falta de responsabilidade, péssimo atendimento, e muito mais.
    Walace Nascimento.

    ResponderExcluir
  36. Eu já soube de cabeleireira que lava o cabelo da cliente com detergente...

    ResponderExcluir
  37. Logo me veio a fala de minha Vô, que: " Ninguém perde por ser honesto" e eu acredito muito e carrego isso comigo, pois são atitudes que nos faz virtuosas. Eu não imagino pessoas assim indo longe. Não porque desejo. Mais porque acredito qdº se age de forma desonesta, o Ser se desvirtua.

    ResponderExcluir
  38. Kkkkkkk a mulher e o bicho, eu em não acredito que existe pessoas com essa coragem mais agora eu creio.

    ResponderExcluir
  39. QUE ABSURDO! COMO TEM PESSOAS MALDOSAS.

    ResponderExcluir
  40. nossa!!! nao sabia que existia profissionais dessa maneira!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. É cada absurdo que ouço ou leio sobre alguns salões que dá raiva. Será que não pensam que usar produtos inadequados pode causar irritação na pele, alergia entre outras coisas? E os processos então? Gente, isso é muito sério! Eu fico indignada com alguns cabeleireiros que se dizem profissionais e não têm ética nenhuma. Todo cuidado é pouco!
    Alessandra Domingues - Praia Grande, SP

    ResponderExcluir
  42. Miriam Eduardo Araruama RJ
    Gente, que horro! achamos que estamos seguros dentro de um salão. Olha o que acontece.

    ResponderExcluir
  43. Estarrecedor como alguns estabelecimentos/profissionais não são comprometidos éticamente com o desempenho de suas atividades.

    Mirela Pereira - MG

    ResponderExcluir
  44. Ética é o princípio básico de tudo. Sabemos que hoje muitos profissionais estão em busca apenas de dinheiro, por isso aprendermos o que é saudável para nossos cabelos émuito valioso.

    Ana Paula/MG

    ResponderExcluir
  45. Meu deus eu ja estava prestes a cair nessa do sabão!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu valioso comentário.